AMATRA 8 discute o mundo do trabalho, de forma prática, em ciclo de palestras.


No dia 6 de setembro, a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 8ª Região (AMATRA 8), realizou um ciclo de palestras abordando diversos aspectos do mundo do trabalho, de forma bastante prática. O evento foi destinado à magistrados, servidores, advogados e estudantes e contou com oito palestras divididas entre os turnos da manhã e tarde, no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª região (TRT 8).

Para abrir o ciclo de palestras, o presidente da AMATRA 8, o juiz Pedro Tourinho Tupinambá deu as boas-vindas aos palestrantes e aos participantes presentes. Na oportunidade, o Presidente da Associação anunciou as últimas vagas abertas para o Seminário Internacional de Direito do Trabalho, que será realizado no fim do mês pela AMATRA 8, na capital de Portugal.


Pela parte da manhã, quatro palestrantes abrilhantaram o evento com seus conhecimentos sobre direito e processo do trabalho. Na primeira palestra, o juiz do trabalho Raimundo Itamar Lemos Fernandes Júnior expôs sobre “Solução Extrajudicial de Conflitos Trabalhistas”, detalhando as práticas que podem ser adotadas, como mediação, conciliação e arbitragem. Em seguida, Pedro Tupinambá abordou os “Incidentes na Audiência Trabalhista”.

O terceiro tema do dia “uberização e trabalho autônomo”, explanado pelo Desembargador Georgenor de Sousa Franco Filho, gerou muita reação da plateia. A temática, bastante atual, despertou a curiosidade de estudantes e advogados que escutaram atentos. Logo após o também Desembargador Vicente José Malheiros da Fonseca encerrou a manhã do Ciclo de Palestras com "Reforma Trabalhista e Benefício da Justiça Gratuita: Tópicos Polêmicos".

À tarde, foi a vez de outros quatro nomes da academia jurídica apresentarem seus conhecimentos ao público do ciclo. O professor Felipe Prata Mendes falou sobre “O papel do advogado na negociação coletiva no contexto do Pós-Reforma Trabalhista”. A Procuradora do Trabalho Gisele Góes participou do evento com a temática “Precedentes e Incidentes de Resolução de Demandas Repetitivas no TRT8”.

O coordenador do evento, juiz do trabalho Ney Maranhão, diretor cultural da AMATRA 8 também foi um dos palestrantes. O magistrado falou sobre “Prova Testemunhal no Processo do Trabalho: Questões atuais e polêmicas”, tema que gerou interesse dos presentes quanto ao uso das novas tecnologias como provas testemunhais, a exemplo da utilização de Skype para realização de audiências trabalhistas com as partes em diferentes estados e ainda a comprovação de atividades por posts em facebook ou conversas travadas pelo whatsapp.

Por fim, a Desembargadora Presidente do TRT 8, Pastora do Socorro Teixeira Leal abordou “Dano Existencial nas Relações de Trabalho”. Após cada palestra, durante todo o dia, houve sorteio de livros dos autores presentes. A organização do evento classificou como um “Sucesso!”.

A AMATRA 8 completou 40 anos em 2018. O Ciclo de Palestras ainda está na programação das comemorações destes 40 anos de profícuo trabalho associativo, promovendo um momento de integração de magistrados, advogados e acadêmicos de graduação e pós-graduação. O evento teve como objetivo principal a apresentação e discussão de temas relevantes e atuais envolvendo o mundo do trabalho.

53 visualizações

© 2018 por sSix

Telefone: (91) 4008-7039 / 3224-6577

Fax: (91) 3351-1024

E-mail: amatra8@gmail.com

Endereço: Trav. Dom Pedro I - nº 750

Anexo I / 1º andar - Sala 102

Umarizal - Belém / PA - CEP 66050-100

Encontre a Amatra8
Logo_Anamatra-01.png