Mesa Redonda marca celebrações da 17ª Semana Nacional de Museus no TRT 8


Mesa de Abertura

O Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região, por meio do Memorial da Justiça do Trabalho, realizou uma mesa redonda com o tema “O Contexto Social Instável Direito do Cidadão X Memória” na manhã do dia 15 de maio, no auditório da Escola Judicial do TRT8 (EJUD), em alusão à 17ª Semana Nacional dos Museus.

O evento foi aberto pela Desembargadora Presidente do Egrégio Tribunal, Pastora do Socorro Teixeira Leal. Em seguida, a Desembargadora Sulamir Palmeira Monassa de Almeida, curadora do Memorial do TRT8, fez parte da mesa redonda que teve como facilitadores, o Desembargador Julianes Chagas, Desembargador Luis Ribeiro, o Juiz do Trabalho Presidente da AMATRA 8, Pedro Tourinho Tupinambá e a Historiadora Andrea Pastana.

Com o tema “Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições”, a 17ª Semana Nacional de Museus propôs um debate sobre o papel dos museus como centros emanadores e, igualmente, receptores de práticas, costumes e pensamentos culturais. Na Oitava Região, a programação corresponde a 7ª Semana Regional.

Segundo a Desembargadora Sulamir Monassa, os memoriais levam cultura através de seu acervo, para a sociedade. “A função social do museu é levar a sua história, os seus antepassados, aquele trabalho que foi feito, no nosso caso, na Justiça do Trabalho, dos Magistrados, dos pioneiros, para que a sociedade além de tomar conhecimento, se inspire nos exemplos deixados através dos documentos, das sentenças, do acervo cultural, estatuetas, medalhas, comendas que os nossos magistrados receberam”, explica a curadora sobre o memorial do TRT8.

Em sua fala de abertura na Mesa Redonda, o Presidente da AMATRA 8, Pedro Tourinho Tupinambá fez uma análise sobre o conceito a que se referem os museus. “Para nós sabermos o que nós fazemos, porque fazemos, pra onde iremos ou porquê queremos ir para determinado local, temos que saber a nossa história, a nossa origem, como chegamos até aqui. Os museus nos possibilitam saber o que aconteceu de bom e ruim no passado e o que nós devemos conservar para o futuro e o que nós devemos mudar sem que essa mudança venha com o esquecimento do passado, afinal, ele é nossa memória, nossa vida, nossa história”, afirmou o presidente em seu discurso.

Semana Nacional de Museus – Temporada de eventos realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), instituição ligada ao Ministério da Cidadania em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Em 2019, a 17ª Semana Nacional de Museus (SNM) ocorreu de 13 a 19 de maio em todo o país. Nesta edição, 1.114 instituições de culturais oferecem ao público 3.222 atividades especiais, como visitas guiadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e debates.

25 visualizações

© 2018 por sSix

Telefone: (91) 4008-7039 / 3224-6577

Fax: (91) 3351-1024

E-mail: amatra8@gmail.com

Endereço: Trav. Dom Pedro I - nº 750

Anexo I / 1º andar - Sala 102

Umarizal - Belém / PA - CEP 66050-100

Encontre a Amatra8
Logo_Anamatra-01.png