Notícias

AMATRA 8 entrega Prêmio de Direitos Humanos

AMATRA 8 entrega Prêmio de Direitos Humanos

Ao todo, quatro projetos foram os vencedores do Prêmio AMATRA 8 de Direitos Humanos – Padre Bruno Sechi.

Neste dia 10/12, dia internacional dos Direitos Humanos, a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 8ª Região – AMATRA 8, realizou a cerimônia de entrega do Prêmio AMATRA 8 de Direitos Humanos – Padre Bruno Sechi, edição 2024. O reconhecimento é uma forma de valorizar e incentivar iniciativas e práticas de defesa dos direitos humanos nas relações de trabalho sob a coordenação de coletivos e membros da sociedade civil organizada. Ao todo, foram quatro vencedores em quatro diferentes categorias. O evento ocorreu no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, em Belém.

“Encerramos hoje a segunda edição do Prêmio com a certeza de que essa iniciativa vem se consolidando, se espalhando por todo o estado do Pará, como demonstra a representatividade dos vencedores, mais uma vez. É também uma confirmação da aceitação do nosso prêmio pela sociedade uma vez que as inscrições vêm crescendo, que essa notícia vem se espalhado entre os movimentos sociais e entre o poder público que executa iniciativas em prol dos direitos humanos. Tudo isso é a confirmação de que estamos no caminho certo.”, celebrou a presidente da AMATRA 8, a juíza do Trabalho Roberta Santos.

O Secretário de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Jarbas Vasconcelos do Carmo, avaliou que o prêmio é uma ferramenta importante para divulgar iniciativas que impactam a garantia da dignidade nas mais diversas dimensões. “Este prêmio foca de uma forma multidimensional em várias frentes que precisam ser enfrentadas para nós termos uma sociedade que respeite e promova os direitos humanos. Essas pessoas que hoje aqui foram premiadas, são aquelas que realmente nos inspiram a prosseguir nessa luta que nunca termina por um mudo mais igual, por um mundo melhor”, disse o Secretário.

PRÊMIO - O Prêmio que carrega o nome do padre italiano Bruno Sechi, idealizador e fundador do Movimento República de Emaús, visa dar visibilidade e reconhecer projetos e/ou iniciativas de excelência desenvolvidos no âmbito do Estado do Pará que se destaquem pela promoção e proteção aos Direitos Humanos nas relações de trabalho. A premiação que tem o apoio do Governo do Estado do Pará através da Secretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos – Seirdh, totaliza 40 mil reais divididos em prêmios de 10 mil reais para cada vencedor em cada categoria. 

Confira abaixo os vencedores:

Categoria Combate ao Trabalho Escravo

Projeto “Mulheres em Movimento – MUMOVI”

Instituição: Sociedade de Defesa dos Direitos Sexuais na Amazônia – Sodireitos

Categoria Erradicação do Trabalho Infantil

Projeto “Descobrindo Campeões”

Instituição: Instituto Paraense de Desporto, Educação, Cultura e Desenvolvimento Social - SAMURAI-ZEN

Categoria Promoção da Diversidade no Mundo do Trabalho

Projeto “Programa de Empregabilidade e Formação LGBTI+ no ICJ”

Instituição: Universidade Federal do Pará

Categoria Honorária.

Instituição: Comissão Pastoral da Terra – CPT

Assista o vídeo e confira um pouco mais sobre cada um dos projetos:

Premiação 2024

logo amatra8