A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 8ª Região (AMATRA8) marcou presença na tarde desta quarta-feira (28) na mesa de abertura do I Seminário Estadual de Enfrentamento ao Trabalho Escravo – “Escravo Nunca Mais”. O evento, realizado no auditório David Mufarrej, da Universidade da Amazônia (UNAMA), é uma iniciativa da Secretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEIRDH) e visa consolidar estratégias institucionais para erradicar a prática no Pará. O encontro reuniu autoridades, representantes de instituições públicas, entidades da sociedade civil e especialistas comprometidos com a erradicação do trabalho em condições análogas à escravidão.
Criado em 2022, o Bloco Pato de Máscara chega à sua quarta edição consolidando sua vocação: transformar o Carnaval em espaço de memória, solidariedade e inclusão. Idealizado pela juíza do trabalho Dra. Vanilza Malcher, o bloco reúne diferentes dimensões simbólicas que conectam cultura popular, afeto e cidadania.
A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 8ª Região (AMATRA 8) realizou o almoço de posse da nova Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal para o biênio 2026/2027. O evento, marcado por clima de confraternização e integração, reuniu associadas, associados, magistradas e magistrados aposentados, além de convidados, celebrando o início da nova gestão.
A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 8ª Região (AMATRA 8) participou, nesta sexta-feira (12/12), do I Simpósio de Direito do Trabalho da Liga Acadêmica de Direito do Trabalho (LADTRA), realizado no Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região. O evento reuniu magistrados, professores, estudantes e profissionais do Direito para debater o tema “Sustentabilidade, direitos sociais e o futuro das relações de trabalho”, em sintonia com os desafios contemporâneos das transformações econômicas, tecnológicas e sociais.
A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 8ª Região (AMATRA 8) realizou, nesta quinta-feira, a Assembleia Geral Ordinária de Associados (AGO) para a eleição da nova diretoria da entidade para o biênio 2026/2027. O pleito marcou um momento histórico: pela primeira vez, a votação ocorreu de forma híbrida — presencial e online — permitindo ampla participação de magistrados que atuam fora de sede e aposentados, fortalecendo o caráter democrático do processo eleitoral.
A manhã deste domingo (30/11) foi marcada por entusiasmo, integração e espírito esportivo na 2ª Corrida e Caminhada da Justiça do Trabalho, realizada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP). Com atividades simultâneas em Belém, Macapá, Marabá, Parauapebas e Santarém, o evento reuniu mais de 2 mil participantes, celebrando a união entre magistradas, magistrados, servidoras e servidores e o público em geral.
Presidente da AMATRA 8, Roberta Santos, que é diretora de direitos humanos e cidadania da Anamatra, integra delegação do Brasil no evento, como representante da sociedade civil.
A 30ª Conferência das Partes (COP30) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que acontece em Belém (PA) até o próximo dia 21 de novembro, contou, pela primeira vez na história do evento, com programação especial. Foi realizado, nesta quinta (13/11), o “Dia da Justiça, do Clima e dos Direitos Humanos”.
Teve início nesta segunda-feira (10/11), em Belém (PA), a 30ª Conferência das Partes (COP30) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. O evento, que segue até 21 de novembro, reúne líderes mundiais, especialistas e representantes da sociedade civil para debater soluções globais para a crise climática. Nesta edição, sediada no coração da Amazônia, o bioma ocupa papel central nas discussões sobre o futuro do planeta.
A Culminância reuniu alunos e professores de três escolas municipais, em uma manhã de aprendizado, arte e transformação social.
A manhã desta sexta-feira (7) foi marcada por emoção e aprendizado em Santa Izabel do Pará, durante a Culminância do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), promovida pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 8ª Região (Amatra 8) em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8), e a Prefeitura de Santa Izabel do Pará, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
A cidade de Macapá recebeu, no dia 3 de outubro, a culminância do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), promovido pela AMATRA 8 – Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 8ª Região. O evento, realizado no auditório do Sebrae, marcou o encerramento das atividades do programa no estado e reuniu cerca de 200 alunos de escolas estaduais, que participaram de apresentações culturais, teatrais e musicais sobre os temas presentes na cartilha do trabalhador em quadrinhos.
A Vara do Trabalho de Santa Izabel do Pará recebeu, nesta terça-feira (30/09), a visita de quase 40 alunos contemplados pelo Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), uma iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), aplicado nos estados do Pará e Amapá pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 8ª Região – AMATRA 8.
Nos dias 18 e 19 de setembro, a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 8ª Região (AMATRA 8) promoveu, em Santa Izabel do Pará, a segunda etapa do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC). A ação foi marcada pela realização da Caravana Tira-Dúvidas, que percorreu quatro escolas da rede municipal de ensino, alcançando cerca de 600 alunos, em todos os turnos — manhã, tarde e noite.