O encerramento do ciclo 2024 do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) executado pela AMATRA 8, na 8ª Região, comprovou que o conhecimento é um caminho sem volta. Na cerimônia da culminância, realizada hoje (29/11), no auditório da Faculdade Cosmopolita, em Belém, os alunos e alunas que participaram do Programa neste ano mostraram o que aprenderam e compartilharam suas experiências com os magistrados, advogados, professores e demais convidados.
Nesta sexta-feira (04/10), a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 8ª Região – AMATRA 8, promoveu uma manhã de conhecimento sobre o tema: “Sub-humanos – transformações do trabalho à luz dos direitos humanos”, no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, em Belém. A abertura ficou por conta das crianças do grupo de música do Movimento República de Emaús.
Prêmio homenageia o padre defensor dos direitos humanos fundador do Movimento República de Emaús
Auditório repleto para a cerimônia de posse administrativa dos 23 novos juízes e juízas do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, que assumem vaga em decorrência do resultado do "2º Concurso Público Unificado para ingresso na magistratura do trabalho". Desembargadores, juízes, membros do Ministério Público do Trabalho, autoridades, familiares e convidados prestigiaram a cerimônia, conduzida pelo presidente do TRT 8, desembargador Marcus Augusto Losada Maia, nesta sexta-feira, 26 de julho.
A premiação total de 30 mil reais será distribuída em três categorias definidas no regulamento do prêmio. 10 mil para cada vencedor.
Na manhã desta quinta-feira (23) a presidente da AMATRA 8, juíza Roberta Santos, participou da Sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da África, realizada no auditório João Batista da Assembleia Legislativa do Estado do Pará. A sessão foi uma propositura do Deputado Estadual Carlos Bordalo, Presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALEPA. Na ocasião, o Secretário de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Jarbas Vasconcelos Carmo, apresentou o projeto arquitetônico do Memorial da Escravidão e Conscientização Negra, e anunciou que o complexo deve ser inaugurado ainda neste ano.A sessão contou com a participação de diversas autoridades e representantes de movimentos sociais importantes em especial, da luta contra o racismo no Estado do Pará, a exemplo das comunidades remanescentes de quilombos.Ao final, foram entregues certificados em homenagem aos relevantes trabalhos realizados por personalidades e/ou organizações em defesa dos direitos humanos. Entre os homenageados, a presidente Roberta Santos e o também juiz do trabalho, atual juiz auxiliar do Conselho Nacional de Justiça, Jônatas Andrade.
O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, da Anamatra, terá mais uma edição na 8ª Região, coordenado e aplicado pela AMATRA8.
A Presidente Roberta Santos está, desde ontem (11/03) em Santarém (PA), fechando parcerias para a realização do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) naquele município ainda em 2024. Nesses dois dias de agenda na cidade, a magistrada visitou as escolas que a Secretaria Municipal de Educação já selecionou para participar do Programa que tem a primeira etapa prevista para maio deste ano. A visita foi acompanhada por representantes da Secretaria.
A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 8ª Região – AMATRA 8 e a Escola Associativa dos Magistrados da 8ª Região – EMATRA8, realizaram, na manhã deste dia 1º de março, no salão nobre do TRT 8, em Belém, o encontro preparatório para o 21º Conamat. O objetivo do evento foi estimular os magistrados que atuam nos estados do Pará e do Amapá a debater o tema central do Conamat, além de elaborar e defender teses a serem apresentadas no Congresso Nacional de Magistrados da Justiça do Trabalho marcado para 1º a 4 de maio deste ano, em Foz do Iguaçu O tema central desta edição é "Valorização da Magistratura do Trabalho, Democracia, Competência e transformações tecnológicas".
Diversas entidades estiveram reunidas, na manhã deste dia 28 de fevereiro, em frente ao Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, em Belém, no ato público em defesa da competência da Justiça do Trabalho. O ato aconteceu simultaneamente em todo o Brasil, no contexto da discussão que está sendo travada no STF sobre a Justiça competente para conhecer de ações envolvendo pejotização e trabalho por aplicativos.
A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e as 24 associações regionais de juízas e juízes do Trabalho de todo o Brasil divulgam o Manifesto da Anamatra em Defesa da Competência da Justiça do Trabalho.
Após esforços de muitas diretorias, a Escola da Associação dos Magistrados do Trabalho da Oitava Região – EMATRA 8 conseguiu registrar sua constituição incluída no novo estatuto da AMATRA 8, de 15 de janeiro de 2024. A Escola foi aprovada em Assembleia Geral de Associados ainda em 2017 e ratificada em 25 de outubro de 2022.