Iniciativa que leva conhecimentos sobre direitos básicos do cidadão e direito do trabalho alcançou estudantes da rede pública entre os dias 13 e 15 de agosto de 2025
A juíza presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 8ª Região (AMATRA 8), Roberta Santos, conduziu na manhã desta sexta-feira (8), a programação especial em uma comunidade quilombola ribeirinha, chamada Itacoã-Miri, no município de Acará, no Pará, que integra as atividades do último dia do Seminário “COP 30: Mudanças Climáticas e Trabalho Decente na Amazônia”.
A cidade de Belém (PA) sedia, de 6 a 8 de agosto de 2025, o Seminário “COP30, Mudanças Climáticas e Trabalho Decente na Amazônia”, evento que reúne magistrados e magistradas, especialistas e representantes da sociedade civil para debater os impactos da crise climática sobre o mundo do trabalho na região amazônica. A programação acontece no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8) e integra as iniciativas preparatórias para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em 2025, também em Belém.
Foi realizado ontem (26/06), em Santa Izabel (PA), com grande êxito, o Curso de Formação de Multiplicadores do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) 2025, promovido pela AMATRA 8, em parceria com o TRT da 8ª Região, a Secretaria Municipal de Educação de Santa Izabel do Pará, o grupo Equatorial Energia – Pará, a Companhia Energética do Amapá, também do Grupo Equatorial e do Banco da Amazônia (BASA).
ProgramaçãoStaIzabel1.pdf
Representantes de diversas entidades se reuniram na manhã desta quarta-feira (7/5) em frente ao prédio sede do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região – TRT 8, para uma mobilização em defesa da competência da Justiça do Trabalho. O ato, que aconteceu por todo o país, teve o objetivo de reafirmar a importância constitucional dessa justiça especializada que tem como missão a garantia dos direitos sociais e a promoção da justiça nas relações de trabalho.
Decisão foi tomada no Tema 1389, em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF)
NOTA SOBRE A SUSPENSÃO DE AÇÕES TRABALHISTAS PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL – TEMA 1389
Ao todo, quatro projetos foram os vencedores do Prêmio AMATRA 8 de Direitos Humanos – Padre Bruno Sechi.
Neste dia 10/12, dia internacional dos Direitos Humanos, a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 8ª Região – AMATRA 8, realizou a cerimônia de entrega do Prêmio AMATRA 8 de Direitos Humanos – Padre Bruno Sechi, edição 2024. O reconhecimento é uma forma de valorizar e incentivar iniciativas e práticas de defesa dos direitos humanos nas relações de trabalho sob a coordenação de coletivos e membros da sociedade civil organizada. Ao todo, foram quatro vencedores em quatro diferentes categorias. O evento ocorreu no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, em Belém.
O encerramento do ciclo 2024 do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) executado pela AMATRA 8, na 8ª Região, comprovou que o conhecimento é um caminho sem volta. Na cerimônia da culminância, realizada hoje (29/11), no auditório da Faculdade Cosmopolita, em Belém, os alunos e alunas que participaram do Programa neste ano mostraram o que aprenderam e compartilharam suas experiências com os magistrados, advogados, professores e demais convidados.
Nesta sexta-feira (04/10), a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 8ª Região – AMATRA 8, promoveu uma manhã de conhecimento sobre o tema: “Sub-humanos – transformações do trabalho à luz dos direitos humanos”, no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, em Belém. A abertura ficou por conta das crianças do grupo de música do Movimento República de Emaús.
Prêmio homenageia o padre defensor dos direitos humanos fundador do Movimento República de Emaús