Notícias

AMATRA 8 leva segunda etapa do Programa TJC a cinco escolas estaduais em Macapá

AMATRA 8 leva segunda etapa do Programa TJC a cinco escolas estaduais em Macapá

Iniciativa que leva conhecimentos sobre direitos básicos do cidadão e direito do trabalho alcançou estudantes da rede pública entre os dias 13 e 15 de agosto de 2025

A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 8ª Região (AMATRA 8) realizou, nos dias 13, 14 e 15 de agosto de 2025, a segunda etapa do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), em Macapá (AP). A ação, conhecida como Caravana Tira-Dúvidas, mobilizou magistradas e magistrados, servidores e servidoras, advogados e advogadas voluntários, para esclarecer as dúvidas dos alunos de cinco escolas estaduais da capital.

Ao longo dos três dias, as equipes conduziram rodas de conversa, e dinâmicas interativas sobre direitos e deveres no mundo do trabalho, combate ao trabalho infantil, prevenção ao assédio e à discriminação e aprendizagem, além de noções de cidadania digital. Também foi apresentado o disque 100, canal de denúncia de violações de direitos.

A AMATRA 8 avalia que a mobilização desta segunda etapa reforça a importância da escola como espaço de promoção de direitos, especialmente para adolescentes que se preparam para a inserção no mercado de trabalho. “Eu, como juíza de Macapá, fiquei muito feliz que o projeto voltou para o estado do Amapá. Esse projeto trás cidadania para crianças e adolescentes”, comemora a juíza do trabalho Odaíse Benjamim Martins, voluntária do Projeto.

Segundo a organização, a segunda etapa tem foco na vivência em sala de aula e no diálogo direto com estudantes e educadores, consolidando a formação iniciada na fase anterior, que utilizou a cartilha do trabalhador em quadrinhos. “Estamos muito felizes de realizar mais uma etapa do TJC em Macapá, agora visitando as escolas para essa troca de conhecimentos e informações que tanto nos enriquece, que aproxima o judiciário da sociedade amapaense”, destacou Roberta Santos, presidente da AMATRA 8.

Criado pela Anamatra e executado localmente pelas AMATRAs, o Trabalho, Justiça e Cidadania é um programa nacional de educação em direitos que articula magistratura trabalhista, escolas e redes de proteção para formar multiplicadores de cidadania. Em Macapá, a iniciativa contou com apoio do Banco da Amazônia e do grupo CEA Equatorial CSA.

Visita ao Fórum Trabalhista

Cerca de 100 alunos das escolas estaduais Rivanda Nazaré Guimarães, Alberto Santos Dumont, Maria Neusa Carmo de Souza, Maria Ivone de Menezes e Prof. Antônio Lima Neto, participaram, nesta segunda-feira (18), de uma visita ao Fórum Trabalhista de Macapá, como parte da terceira etapa do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC).

Durante a visita, os estudantes conheceram as instalações do fórum, assistiram audiências reais com juízes, juízas e servidores da Justiça do Trabalho e participaram de simulações de audiências trabalhistas, contribuindo para uma compreensão prática do funcionamento do Poder Judiciário.

A atividade é resultado de uma parceria entre a AMATRA 8, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Amapá e a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), com apoio da Secretaria de Educação do Estado do Amapá.

O programa TJC já alcançou milhares de estudantes nos estados do Pará e do Amapá e segue com novas atividades previstas para os próximos meses. A próxima ação em Macapá é a preparação para a mostra final, conhecida como Culminância, marcada para o dia 3 de outubro.

logo amatra8