A Comissão ANAMATRA Mulheres, instituída pela direção da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), biênio 2017-2019, publicou carta aberta pedindo a indicação de duas mulheres para as vagas que serão abertas no Supremo Tribunal Federal em 2023.
No artigo produzido por juízas que compõem a Comissão, as magistradas levantam a questão de que as mulheres têm acesso ao concurso público da Magistratura e à sua aprovação, mas possuem dificuldades de ocupar os espaços de poder que lhes são de direito. “Se compõem mais da metade da população brasileira, por que negar a presença de mais mulheres no Supremo Tribunal Federal?”, questionam.
Em 132 anos de história, o Supremo Tribunal Federal teve somente três mulheres Ministras em seus quadros, sendo que nenhuma delas negra. A sua atual Presidente, Ministra Rosa Weber, é da carreira da Magistratura do Trabalho, representando a Justiça Social. Assim, os números demonstram que é inegável a inexistência de paridade de gênero no âmbito do STF.
▶️ Acesse o link para assinar a Carta que será entregue ao presidente da República e outras autoridades públicas em defesa da necessidade da paridade de gênero e raça na Corte: www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/59027.