Notícias

Conselho de Representantes da Anamatra discute temas relacionados à valorização de magistrados e magistradas do trabalho.

Conselho de Representantes da Anamatra discute temas relacionados à valorização de magistrados e magistradas do trabalho.

A Presidente da AMATRA 8, juíza Roberta Santos participou, em Brasília, da reunião do Conselho de Representantes da Anamatra. Desta vez, a reunião aconteceu de forma híbrida e entre os assuntos discutidos, a política remuneratória das magistradas e magistrados do Trabalho teve grande destaque. A juíza do trabalho, diretora da AMATRA 8 e da ANAMATRA, Amanaci Giannaccini, também participou da reunião de forma presencial.

A presidente da ANAMATRA, juíza Luciana Conforti, que presidiu o encontro, falou da atuação da entidade em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 10/2023 (VTM). A magistrada informou que o trabalho da Anamatra se dará no contato junto às senadoras e senadores que ainda não se posicionaram publicamente, tendo como base levantamento disponibilizado pela assessoria legislativa da Anamatra. Essa aproximação se dará em âmbitos nacional e regional, daí a importância do engajamento de todas as Amatras nesse trabalho.

Foram atualizadas informações referentes aos processos que tratam do pagamento da Gratificação por Exercício Cumulativo de Jurisdição (GECJ) e sobre a implementação do programa de assistência à saúde suplementar da Justiça do Trabalho. Na oportunidade, discutiu-se as particularidades das regiões que adotam o modelo de autogestão. Nesse sentido, será constituída comissão que discutirá especificamente a implementação do programa no âmbito das Amatras 5 (BA), 6 (PE), 8 (PA/AP) e 10 (DF e TO). O colegiado será integrado por um representante de cada uma das referidas regiões, além de representantes da Diretoria da Anamatra.

Audiências
O Conselho também debateu sobre os desdobramentos da fiscalização do Procedimento de Controle Administrativo (PCA) nº 0002260-11.2022.2.00.0000. Foi reiterada a necessidade de que esses procedimentos sejam realizados sem que haja violação à independência das magistradas e magistrados do Trabalho. A Anamatra buscará informações concretas sobre as novas funcionalidades do sistema de audiências e posteriormente o CR retomará as discussões.

Prerrogativas
As prerrogativas da magistratura do Trabalho também estiveram na pauta do encontro, com a atualização de informações sobre os processos que tratam de do pagamento do Adicional por Tempo de Serviço (ATS), direito a abono pecuniário de férias para magistradas(os) licenciadas(os) para curso de longa duração, entre outros temas.

A reunião discutiu, ainda, a defesa da competência da Justiça do Trabalho, o calendário e o incentivo para a participação nos eventos da Anamatra; o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) entre outros assuntos relacionados à diretoria de Cidadania e Direitos Humanos; critérios para filiação e refiliação à entidade; possíveis ajustes no regulamento de eventos e da Mútua; aprimoramento de mecanismos para recuperação de senha no Espaço do Associado; e a implementação de teses aprovadas no último Conamat; entre outros.

Com informações Ascom/Anamatra

logo amatra8