Notícias

Culminância do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania reúne 200 alunos em Macapá

Culminância do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania reúne 200 alunos em Macapá

A cidade de Macapá recebeu, no dia 3 de outubro, a culminância do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), promovido pela AMATRA 8 – Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 8ª Região. O evento, realizado no auditório do Sebrae, marcou o encerramento das atividades do programa no estado e reuniu cerca de 200 alunos de escolas estaduais, que participaram de apresentações culturais, teatrais e musicais sobre os temas presentes na cartilha do trabalhador em quadrinhos.

Durante o evento, estudantes das escolas estaduais Maria Neusa Carmo de Souza, Alberto Santos Dumont, Maria Ivone de Menezes, Professor Antônio Ferreira Lima Neto e Rivanda Nazaré da Silva Guimarães, demonstraram, por meio de encenações e depoimentos, o que aprenderam sobre direitos trabalhistas, cidadania, com destaque para a temática do combate ao trabalho infantil e trabalho escravo.

A presidente da AMATRA 8, juíza Roberta Santos, destacou o papel transformador da educação na formação de cidadãos conscientes e o impacto positivo do TJC nas comunidades escolares. “O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania é uma semente de transformação social. Quando levamos temas como dignidade, direitos e deveres para dentro das escolas, contribuímos para formar jovens mais preparados e comprometidos com uma sociedade justa. Ver o entusiasmo desses alunos hoje é a maior recompensa para todos nós que fazemos parte do TJC”, afirmou a magistrada.

A Secretária de Educação do Estado do Amapá, Sandra Casimiro, agradeceu a parceria e ressaltou a importância do Projeto para os estudantes da rede estadual de ensino. “Essa iniciativa da AMATRA 8 mostra que a educação vai além da sala de aula. É um trabalho que inspira nossos estudantes a compreenderem o valor do respeito, do trabalho digno, dos direitos e deveres. Isso fortalece o protagonismo e todo o trabalho desenvolvido dentro das nossas escolas.”, destacou.

Representando os estudantes, a aluna Isabele Pantoja, da Escola Estadual Lima Neto, relatou um pouco da sua experiência com o programa. “O Programa em todas as suas etapas fez um grande trabalho de conscientização. Aprendemos sobre nossos direitos e os deveres no mundo do trabalho. Foi uma experiência que mudou a forma como eu vejo o futuro e o papel que cada um de nós tem na construção de uma sociedade melhor”, declarou.

O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania é uma iniciativa nacional da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), aplicada no Pará e no Amapá pela AMATRA 8, em parceria com a Secretaria de Educação e diversas instituições. Ao longo de 2025, o projeto beneficiou centenas de alunos com ações educativas e atividades voltadas à promoção da cidadania, ao combate ao trabalho infantil e à valorização da justiça social.

logo amatra8