Notícias

Curso de Formação de Multiplicadores do Programa TJC em Santa Izabel do Pará é realizado com sucesso.

Curso de Formação de Multiplicadores do Programa TJC em Santa Izabel do Pará é realizado com sucesso.

Foi realizado ontem (26/06), em Santa Izabel (PA), com grande êxito, o Curso de Formação de Multiplicadores do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) 2025, promovido pela AMATRA 8, em parceria com o TRT da 8ª Região, a Secretaria Municipal de Educação de Santa Izabel do Pará, o grupo Equatorial Energia – Pará, a Companhia Energética do Amapá, também do Grupo Equatorial e do Banco da Amazônia (BASA).

O evento foi no Auditório do Centro Cultural Sílvio Nascimento e contou com a participação de quase 30 professores da rede municipal de ensino durante todo o dia, que reuniu profissionais de excelência em torno de temas centrais sobre direito do trabalho e para a promoção dos direitos humanos no ambiente escolar, nas relações de trabalho e na sociedade.

A abertura do curso foi feita pela presidente da AMATRA 8, juíza do trabalho Roberta Santos e pela coordenadora do Programa TJC e diretora de direitos humanos e cidadania da AMATRA 8, a juíza Natasha Schneider. As falas das magistradas destacaram a importância do Programa para o diálogo entre instituições de justiça, educação e sociedade com o foco na construção de um futuro mais justo e igualitário.

A programação de palestras iniciou com a Juíza Natasha, que também é Titular da Vara do Trabalho de Santa Izabel. Ela fez uma apresentação com a diferença entre relação de emprego e relação de trabalho, dando início às noções básicas sobre os Direitos trabalhistas. Em seguida, a presidente Roberta Santos falou sobre as funções e atuação do Ministério Público do Trabalho, dos Auditores Fiscais do Trabalho (Ministério do Trabalho) e da Justiça do Trabalho.

Ainda pela manhã, as temáticas do trabalho infantil, trabalho escravo e as jornadas de trabalho entraram na pauta das palestras das magistradas. Já o servidor da VTSIP que também é professor universitário, Whalasy Lameira, falou sobre as licenças paternidade e maternidade e ainda sobre estabilidade no emprego. Ele destacou que os direitos servem para as mães e pais adotantes e ainda para famílias homoafetivas.

Na sequência do dia, após o almoço, a juíza Roberta Santos trouxe uma análise firme e sensível sobre “O assédio moral, sexual e discriminação no trabalho (raça, gênero e interseccionalidades)”, conceituando as questões de gênero e chamando atenção para as sutilezas da violência institucional e a importância do acolhimento e da escuta no ambiente educacional e profissional.

Imagem do WhatsApp de 2025 06 27 às 14.09.29 f807d56b

Os juízes do trabalho também diretores da AMATRA 8 José Iraélcio Jr., Natasha Schneider e Dirce Nascimento compuseram a tarde trazendo os temas de saúde e segurança no trabalho, rompimento de contrato e os direitos dos trabalhadores domésticos e rurais. A juíza do trabalho Larissa Barbosa encerrou o dia com uma fala sobre os direitos do adolescente empregado, do jovem aprendiz e do estagiário, que levantou muitos questionamentos dos professores.

O sucesso do curso reforça o compromisso da AMATRA 8 com a formação crítica e cidadã dos envolvidos. A Associação agradece a todos os participantes, palestrantes, apoiadores e instituições parceiras pela realização de mais uma edição do Programa TJC na 8ª Região.

logo amatra8