Notícias

Programa TJC encerra atividades de 2025 em Santa Izabel do Pará

Programa TJC encerra atividades de 2025 em Santa Izabel do Pará

A Culminância reuniu alunos e professores de três escolas municipais, em uma manhã de aprendizado, arte e transformação social.

A manhã desta sexta-feira (7) foi marcada por emoção e aprendizado em Santa Izabel do Pará, durante a Culminância do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), promovida pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 8ª Região (Amatra 8) em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8), e a Prefeitura de Santa Izabel do Pará, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

O evento, realizado na Associação Cultural Nipo-Brasileira de Santa Izabel e Santo Antônio - ACNIBRASS, reuniu alunos, professores, magistradas e representantes de instituições parceiras, em um momento de celebração do conhecimento e da cidadania.

Durante a programação, os estudantes apresentaram trabalhos, encenações, e produções artísticas inspiradas nos temas presentes na Cartilha do Trabalhador em Quadrinhos trabalhados em sala de aula ao longo do programa, como direitos trabalhistas, trabalho escravo, trabalho infantil e outras formas de violações de direitos. As atividades refletiram o aprendizado adquirido nas etapas anteriores do projeto.

Em 2025, as escolas participantes do Programa foram: Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Lemos; Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Doracy Leal; Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Albertina Leitão e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Salviano José de Farias, que não pôde participar apenas da última etapa.

A presidente da Amatra 8, juíza do Trabalho Roberta Santos, destacou o papel transformador do TJC. “O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania é uma ponte entre a Justiça do Trabalho e a sociedade. É uma iniciativa que planta sementes de conscientização e empatia nos jovens, ajudando-os a compreender que seus direitos e deveres caminham juntos na construção de uma sociedade mais justa.”

A juíza do Trabalho Natasha Schneider, coordenadora do TJC na 8ª Região, ressaltou a importância da culminância como momento de reconhecimento e engajamento. “Ver o envolvimento dos alunos e das escolas mostra que o TJC cumpre sua missão. Saber que eles aprenderam um pouco mais sobre seus próprios direitos e saíram dessa experiência confiantes de que há um futuro no mundo do trabalho, é gratificante.”

O encerramento foi marcado pela entrega dos certificados de participação às escolas. Com a Culminância em Santa Izabel do Pará, a Amatra 8 reafirma seu compromisso com a promoção da educação, da cidadania e do acesso à Justiça, consolidando o TJC como uma ação de grande relevância social na região Norte.

Confira como foram as outras etapas assistindo ao vídeo no link abaixo:

Assessoria de Comunicação da Amatra 8

logo amatra8
logo amatra8