Iniciativa que leva conhecimentos sobre direitos básicos do cidadão e direito do trabalho alcançou estudantes da rede pública entre os dias 13 e 15 de agosto de 2025
A juíza presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 8ª Região (AMATRA 8), Roberta Santos, conduziu na manhã desta sexta-feira (8), a programação especial em uma comunidade quilombola ribeirinha, chamada Itacoã-Miri, no município de Acará, no Pará, que integra as atividades do último dia do Seminário “COP 30: Mudanças Climáticas e Trabalho Decente na Amazônia”.
A cidade de Belém (PA) sedia, de 6 a 8 de agosto de 2025, o Seminário “COP30, Mudanças Climáticas e Trabalho Decente na Amazônia”, evento que reúne magistrados e magistradas, especialistas e representantes da sociedade civil para debater os impactos da crise climática sobre o mundo do trabalho na região amazônica. A programação acontece no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8) e integra as iniciativas preparatórias para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em 2025, também em Belém.
Foi realizado ontem (26/06), em Santa Izabel (PA), com grande êxito, o Curso de Formação de Multiplicadores do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) 2025, promovido pela AMATRA 8, em parceria com o TRT da 8ª Região, a Secretaria Municipal de Educação de Santa Izabel do Pará, o grupo Equatorial Energia – Pará, a Companhia Energética do Amapá, também do Grupo Equatorial e do Banco da Amazônia (BASA).
Representantes de diversas entidades se reuniram na manhã desta quarta-feira (7/5) em frente ao prédio sede do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região – TRT 8, para uma mobilização em defesa da competência da Justiça do Trabalho. O ato, que aconteceu por todo o país, teve o objetivo de reafirmar a importância constitucional dessa justiça especializada que tem como missão a garantia dos direitos sociais e a promoção da justiça nas relações de trabalho.
Decisão foi tomada no Tema 1389, em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF)
NOTA SOBRE A SUSPENSÃO DE AÇÕES TRABALHISTAS PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL – TEMA 1389
Ao todo, quatro projetos foram os vencedores do Prêmio AMATRA 8 de Direitos Humanos – Padre Bruno Sechi.
Neste dia 10/12, dia internacional dos Direitos Humanos, a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 8ª Região – AMATRA 8, realizou a cerimônia de entrega do Prêmio AMATRA 8 de Direitos Humanos – Padre Bruno Sechi, edição 2024. O reconhecimento é uma forma de valorizar e incentivar iniciativas e práticas de defesa dos direitos humanos nas relações de trabalho sob a coordenação de coletivos e membros da sociedade civil organizada. Ao todo, foram quatro vencedores em quatro diferentes categorias. O evento ocorreu no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, em Belém.
O encerramento do ciclo 2024 do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) executado pela AMATRA 8, na 8ª Região, comprovou que o conhecimento é um caminho sem volta. Na cerimônia da culminância, realizada hoje (29/11), no auditório da Faculdade Cosmopolita, em Belém, os alunos e alunas que participaram do Programa neste ano mostraram o que aprenderam e compartilharam suas experiências com os magistrados, advogados, professores e demais convidados.
Nesta sexta-feira (04/10), a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 8ª Região – AMATRA 8, promoveu uma manhã de conhecimento sobre o tema: “Sub-humanos – transformações do trabalho à luz dos direitos humanos”, no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, em Belém. A abertura ficou por conta das crianças do grupo de música do Movimento República de Emaús.
Prêmio homenageia o padre defensor dos direitos humanos fundador do Movimento República de Emaús
Auditório repleto para a cerimônia de posse administrativa dos 23 novos juízes e juízas do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, que assumem vaga em decorrência do resultado do "2º Concurso Público Unificado para ingresso na magistratura do trabalho". Desembargadores, juízes, membros do Ministério Público do Trabalho, autoridades, familiares e convidados prestigiaram a cerimônia, conduzida pelo presidente do TRT 8, desembargador Marcus Augusto Losada Maia, nesta sexta-feira, 26 de julho.
A premiação total de 30 mil reais será distribuída em três categorias definidas no regulamento do prêmio. 10 mil para cada vencedor.